Animação brasileira, “Guida”, é o curta mais premiado do Anima Mundi

01:21 JotaA 0 Comentarios




As animações brasileiras estão cada vez mais ganhando seu espaço no mundo e conquistando prêmios. O mais novo exemplo disto é “Guida”, criação nacional que conseguiu levar para casa uma enorme quantidade de prêmios no festival Anima Mundi, que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na edição carioca do festival, “Guida” foi consagrado com o Prêmio Canal Brasil e também levou a melhor na categoria Melhor Curta Brasileiro, escolhido pelo público. Já em São Paulo, a animação levou pra casa três troféus: Melhor Curta Brasileiro, Prêmio BNDES e Melhor Curta do Festival, também votação popular.

Esses cinco prêmios fizeram da animação o curta mais premiado do festival, assim como Rosana Urbes, sua diretora, é a primeira animadora brasileira a vencer a mostra competitiva do festival.




A história

Todo desenhado à mão, com aquarelas e traços delicados, foram necessários mais de 8.000 desenhos para que “Guida” ganhasse vida. O curta conta a história de uma senhora, que após trabalhar por mais de três décadas como arquivista do Fórum João Mendes começa um processo de redescoberta após se deparar com um anúncio de jornal que buscava modelos para aulas de modelo vivo.

Além de ser dirigido por Rosana, “Guida” marca sua carreira como seu primeiro trabalho autoral. Urbes é um dos grandes nomes na área de animação no Brasil, tendo trabalhado nos Estúdios Disney por mais de seis anos e participado de animações como “Mulan”, “Tarzan” e “A Nova Onda do Imperador”.




“Guida” no Brasil e no mundo

Além do sucesso no Anima Mundi, a senhorinha já é viajada. “Guida” venceu em julho o NAFF, Festival de Animação de Neum (Bósnia), como melhor filme pelo voto do público, categoria que também venceu na Mostra Búfalo D’água (São Paulo). Também participou do maior festival da Coreia do Sul. O próximo passo do filme será exibições pelas Américas e pela Europa. Por aqui, já se tem agendada exibição no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE).







Outra chance de conhecer essa senhorinha para quem estiver em São Paulo, “Guida” terá uma exibição exclusiva hoje, 13, no Auditório Ibirapuera, às 21h, gratuitamente.

Fonte: Portal Pop

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga